Ilhéus recebe Canto dos Malditos na Terra do Nunca
A banda baiana Canto dos Malditos na Terra do Nunca, formada por Andréa Martins (voz), Helinho Sampaio (guitarra), Danilo Castor (guitarra), David Castor (baixo) e Joca Alcântara (bateria), continua sua inédita circulação em cidades do interior da Bahia, na turnê O Que Te Faz Voltar, que passará por um total de oito municípios. As próximas paradas serão neste final de semana: Jequié (29/3) e Ilhéus (30/3). Por fim, Teofilândia (12/4) e Feira de Santana (13/4) encerrarão a viagem, depois de também já terem tocado em Bom Jesus da Lapa, Caetité, Vitória da Conquista e Camaçari. Em cada passagem, artistas locais fazem apresentações de abertura, em eventos sob o comando executivo de produtores também das cidades, num intercâmbio de sonoridades e experiências do rock do estado. Os ingressos têm o preço popular de R$ 5 + 1 quilo de alimento não perecível – e as doações são feitas para instituições sociais de cada localidade.
Criada em 2003, a Canto dos Malditos permaneceu na ativa até 2007, período em que conquistou destaque no cenário nacional com seu homônimo disco de estreia, lançado pela Warner Music, gravado no estúdio Toca do Bandido, no Rio de Janeiro, e produzido por Miranda, em parceria com Tomaz Magno. Em 2006, a CMTN foi indicada como banda revelação ao prêmio Video Music Brasil da MTV pelo clipe Olha Minha Cara, que figurou durante meses entre os mais pedidos da programação da emissora.
Além de ter tocado em importantes festivais brasileiros, como o Festival de Verão de Salvador, Claro que É Rock e Abril Pro Rock, e em alguns dos principais espaços do país – como o Credicard Hall, no Rio de Janeiro; Anhembi, em São Paulo; Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda; Concha Acústica e Parque de Exposições, em Salvador –, o grupo chegou a dividir palco com atrações internacionais como Placebo e Simple Plan, e ainda nomes como Ira! e Nando Reis, cujo DVD Luau MTV contou com a participação de Andréa.
Em 2012, o CMTN se reuniu novamente, após quase cinco anos da sua dissolução. O anúncio da volta gerou grande repercussão entre seus admiradores, que somam mais de 30 mil seguidores na página do Facebook e chegam a marcar mais de 1 milhão de visualizações de seus clipes disponíveis no YouTube. No repertório deste show nostálgico, estão todas as canções autorais lançadas no primeiro álbum e dois EPs.
A turnê O Que Te Faz Voltar é apoiada pela Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), vinculada à Secretaria de Cultura do Governo do Estado da Bahia (SecultBA), através do Edital Setorial de Música, financiado pelo Fundo de Cultura.
Os shows – A turnê circula por oito cidades de diferentes territórios de identidade da Bahia. A circulação começou no oeste baiano, em Bom Jesus da Lapa, no dia 14 de março, com show de abertura de Thunga Marques. Em 15 de março, foi a vez de Caetité, no Sertão Produtivo, com shows de abertura das bandas The Rock City e Natural Hate. Já no dia 16, Vitória da Conquista recebeu a turnê, com abertura de Nobres Companions. Depois veio Camaçari, em 23 de março, com abertura de Ladrões Engravatados e Declinium.
Neste final de semana tem parada dupla. No sábado, 29 de março, às 20 horas, a CMTN aporta no território do Médio Rio de Contas, na cidade de Jequié, no Espaço Shineray, com três bandas de abertura: Semente Nativa, De Brinquedo e Neubera Kundera. No dia seguinte, domingo, 30, às 17 horas, o show é em Ilhéus, no Litoral Sul, com Dr. Imbira, Com a produção local do Chocolate Groove local:Tenda do Teatro Popular de Ilhéus as 5hs da tarde mais 1 kilo de alimento.
No último final de semana da turnê, em abril, os shows acontecem em Teofilândia, no território do Sisal, no dia 12, às 20 horas, no Disbeq Fest, com abertura de Human e Wizard Heart; e em Feira de Santana, no Portal do Sertão, no dia 13, às 16 horas, no Antiquário Pub, com abertura de Novelta e Insert a Coin.